
O Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP) é um sistema de marcação ou etiquetagem voluntário que permite ao utilizador final comparar o desempenho energético de produtos pela sua classificação energética, servindo como um instrumento de incentivo à melhor escolha de produtos e a uma maior poupança na factura das famílias com a energia em suas casas.
A crescente utilização de janelas com classes mais eficientes de desempenho, quer por opção dos consumidores, quer por sugestão dos próprios fabricantes ou instaladores, irá potenciar importantes economias de energia para o país e a redução da factura energética das famílias. Se a isso adicionarmos o facto de as janelas mais eficientes também proporcionarem melhor conforto e a redução do ruído, temos ainda maior valor acrescentado na escolha de janelas com melhores classes de desempenho.
As diferentes classes energéticas da etiqueta SEEP classificam o desempenho energético, numa escala de “G” (menos eficiente) a “A” (mais eficiente), permitindo assim a comparação entre produtos. Além da classificação energética, a etiqueta SEEP inclui parâmetros técnicos correspondentes apenas ao produto etiquetado, como exemplo, um número individual que permite ao consumidor obter informação detalhada sobre o produto adquirido.
O SEEP incide prioritariamente sobre produtos não regulados pela Diretiva de rotulagem energética e com influência no consumo energético nos edifícios.
O Regulamento Produtos de Construção (RPC), determina condições harmonizadas para a comercialização dos produtos de construção, e vigora desde 1 de Julho de 2013.
Ler maisAPAL lançou em conferência de imprensa a campanha nacional “Alumínio 100% a Favor”, para promoção e divulgação do Alumínio.
Ler maisOS NOSSOS PARCEIROS
Conheça todos os parceiros que trabalham com a ALUGARBE, para lhe proporcionar todas as soluções que necessita.